Caminhando com leveza :)

By Daniel de Castro - março 26, 2020



  Olá pessoas, beleza? Uma das coisas que percebi de um tempo para cá é que MEU realismo era 80% pessimismo e 20% realismo, que pensar demais sobre certas coisas mais me atrapalham do que ajudam, que meu limitado conhecimento vê como "aleatório" o fato de as coisas não dependerem de mim em alguma porcentagem, mas entender mais sobre o que habita nesta porcentagem ajuda não a ter controle, mas no preparo para lidar com o desconhecido, com base mais em respeito e aceitação do que em imposição.
  Hoje vejo a vida como uma estrada onde eu posso escolher caminhar ou adquirir um veículo, que uns tem a vida como uma estrada asfaltada, reta e sem buracos, e uma Ferrari os leva rápido para onde quiserem, mas se minha estrada for esburacada, talvez eu tenha que ir mais devagar, com um Jipe, se for uma trilha de mata fechada, talvez seja melhor caminhar e cada momento um terreno diferente, nem sempre vou poder escolher o melhor veículo, o tipo de terreno, então tento sempre estar disposto a caminhar e atento aos vendedores de carros.
  Vejo que o que escolho buscar, o peso das ideias que carrego, o que rotulo como orgulho e tantas coisas que quase sempre no fundo pedem mais atenção do que esforço, mais gratidão e ressignificação, tornam minha caminhada e a forma como caminho mais importantes do que onde possa chegar.
  É claro que essa reflexão me inspirou mais um bando de palavras, espero que gostem :)


Sou viajante perdido que sei onde quero chegar
Sou lento e decidido, levo apenas o que preciso
As vezes me distraio com belezas no caminho, não posso negar
Mas tem coisas que me ajudam mais que foco, por exemplo um sorriso
Nem sempre encontro soluções, mas acho muitas ideias caídas
Nem sempre sei de onde vem e escolho por sua leveza
Acredito que soluções e idéias são velhas amigas
Que a minha busca um dia encontra o que pede minha natureza
Cuido para que minha natureza seja boa
Que minhas buscas sejam sinceras e justas
Meu orgulho é sobre o que faço e não me afasta de quem doa
Valorizo cada ajuda, sei que muitas nasceram de lutas
Aceito tudo que me serve e é dado de coração
Nem todos vivem terror, nem todos contos de fada
Mas muitos nem vivem e acham que o vazio é a solução
Estes em mim vêem um louco, mas um dia vou achar algo que justifique a caminhada
Até lá me encho de coisas boas e leves
Sou focado em me manter bem, e isso tira um pouco da atenção
Deixo muitas ideias caírem mas sempre tem quem as leve
É reconfortante olhar para traz e ver olhares de contemplação
E não contemplam minha lenta e decidida caminhada
Mas as ideias leves que caem no meu caminho distraem das incertezas
Onde cair uma ideia leve o rancor foge e o amor acaba vendo morada
E o amor pode transformar até os conceitos sore nossas "certezas"
O sedento vê água como um tesouro
Minha caminhada lenta e decidida é sobre como vou caminhar
O buscar tende a ressignificar até o peso do ouro
Sobre minhas prioridades sempre tento pensar
Pois minha busca é por coisas que sinto e aprendo
Mesmo perdido sei que vou chegar a um ponto onde serei melhor que aqui
Quando acho algo que me toca mais, vou ou volto, eu me rendo
Mudo de direção atentamente para o caminho de ninguém obstruir
E essa caminhada dura enquanto eu puder andar
As ideias leves que deixei cair levam um pouco de mim
Me torno amor quando consigo não ter vontade de lutar
E o que escolho valorizar e buscar me ajudam a lidar melhor com o possível fim



  E é isso pessoas, que possamos crer no amor, na leveza e principalmente entender os que não podem, fiquem bem :) 

    Imagens via: Pixabay
  
  Curte fotos lindas? Esta do post veio do Sorbyphoto ( https://pixabay.com/pt/users/sorbyphoto-725076/ ), fotos simplesmente incríveis!

  • Share:

You Might Also Like

18 comentários amáveis

  1. A vida é uma via de mão dupla, temos altos e baixos. Então o que devemos fazer e viver cada dia, aguardando o que ela tem a nos oferecer. Não tem como sabermos o que irá acontecer. Sucesso em seus sonhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei teu texto e tuas reflexões. Neste momento de recolhimento forçado, foi muito bom te ler!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganho o dia quando o que escrevo ganha utilidade para alguém, fico muito grato :)

      Abraços!

      Excluir
  3. Oi meu querido... Na verdade nossa vida é uma longa estrada, em alguns momentos com buracos, com curvas, mas, devemos sempre seguir, as vezes, será necessario alguma parada, reabastecer...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade minha querida, que todos encontremos o que precisamos :)

      Abraços

      Excluir
  4. Gostei muito da analogia que você fez da vida como uma estrada a ser percorrida. Cada um sabe das dificuldades da sua caminhada e assim vai se adaptando nessa jornada, para uns mais difícil para outros nem tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou o "louco das analogias" rs, acho uma forma legal de expressar uma linha de pensamento e que bom que gostou :)

      Excluir
  5. Para uma pessoa ansiosa como eu, realmente realismo e pessimismo se misturam e é difícil perceber quando estou sendo de fato realista e quando o pessimismo domina. Adorei a comparação da vida com uma estrada, afinal cada um tem realmente uma estrada diferente ou enfrente trechos diferentes ao longo do tempo e é sinal de sabedoria saber escolher qual a melhor forma de percorrer cada estrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos 2, tenho dedicado tempo para "adaptar" essa coisa de otimismo vs pessimismo. fico feliz por ter gostado :)

      Excluir
  6. Colocar peso nas questões da vida torna tudo mais difícil, acredito que alguns prolemas por si só já são um peso enorme para lidar então quando solto as amarras e converso com meu ego que normalmente é quem joga esse peso e busco entender a dor dele "ego" e aceito minhas limitações mas mostro para ele que quero melhorar e aquele peso só vai me atrapalhar então ele costuma se render e me deixa em paz,amei o bando de palavras são palavras que acalentam meu coração e me ajudam ainda mais nessa busca pela leveza Beijos meu amado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é o exemplo de leveza que mais admiro pois convivo, tenho o presente de te ver TODO DIA e sentir leveza e amor. Grato por ter me ajudado tanto na mudança de postura que talvez, seja a que mais me trouxe benefícios, beijos minha vida!

      Excluir
  7. Adorei o texto! Em especial o momento no qual compara a vida com uma estrada e mais a frente diz que a caminhada dura enquanto aguentar andar. É muito importante ver a vida com um olhar mais positivo, embora sem ignorar que a vida nunca sempre são flores, e entender que precisamos respeitar nossos limites. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado, e aprender a "apreciar" esse agridoce talvez seja aprender a ser mais leve.

      Abração!

      Excluir
  8. "Sou viajante perdido que sei onde quero chegar...". Uau, Dani!Simplesmente forte, verdadeiro, perfeito! Palmas! Super me identifiquei neste e em vários outros trechos do seu lindo texto! Tenho gostado bastante desse seu espaço, pq me identifico com a Escrita, de verdade! Parabéns! Logo logo lá no "Café" também tem novidades sobre escrita! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom minha cara, fico muito contente com os elogios e pela identificação :)
      Logo logo vou lá no cafecomleitura.com ... cantinho aconchegante que tanto inspira!

      Abraços!

      Excluir
  9. "Mas tem coisas que me ajudam mais que foco, por exemplo um sorriso"

    gente, como eu amei essa frase... Que reflexão incrível, Daniel! Adorei a analogia que você fez com a escolha dos carros e o fato de que, nem sempre, poderemos usar o veículo de nossa preferência para atravessar os caminhos da vida. Acredito que o que você quis passar é que é uma verdade dura, mas necessária de se aceitar, e não necessariamente deve nos fazer sofrer, apenas devemos aprender a nos adaptar e sempre buscar o melhor em casa momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, muito grato pelo elogio :) A busca pelo melhor a cada momento é hoje, a melhor forma de continuar caminhando para mim, sempre aberto a mudar o ritmo e o veículo.

      Excluir