Quarentena 1: DIGNIDADE

By Daniel de Castro - abril 04, 2020



  Olá pessoas, beleza? Essa quarentena tem me provado algumas coisas e resolvi relatar algumas. Esse post é sobre uma visão ressignificada sobre DIGNIDADE. 

  Primeiramente, é sempre bom lembrar que o dicionário tem significado para tudo, que palavras são rótulos de tanta coisa mas associar as palavras a coisas pede um pouco mais, talvez venha pedir coisas que nem todos tem ou serão capazes de conseguir. 



  Eu cresci associando constantemente DIGNIDADE a honra, independência, justiça mas na época nunca tinha pensado sore o fato de algumas palavras terem significados próprios dependendo do contexto, da pessoa, da região, dependendo de quem oferece ou cobra, de quem consegue chegar e quem nem sabe para onde ir quanto a busca que elas propõe.

  A vida pode ser muita coisa, eu gosto de brincar com as palavras e a vida para mim já foi uma música de letra linda e poética, de melodia desagradável cantada em uma língua desconhecida que eu insistia rotular ruim e gritava a quatro cantos que preferia poesia. 

  A vida já foi um livro longo, pesado e cheio de poeira que depois de me cansar de espirrar pela minha fragilidade, machucar as costas descendo ao meu colo para ler de forma errada, e percebendo que nunca terminaria de ler a obra, preferi um resumo feito por quem eu nem conhecia. 

  A vida já foi um jardim em forma de labirinto, com as mais belas flores dos mais belos perfumes, onde preocupado em não me perder, não dei valor ao que encontrei lá.

  A vida já foi ter uma sacola de pedra e uma de ouro e só ver o peso ignorando o tesouro, nesta época eu preferia acusar cada um que não queria me ajudar a carregar, mesmo os que neguei por medo de me roubar, era só abrir mão das pedras, comprar um carrinho com um pouco do ouro, mas eu não sabia diferenciar, culpei minhas pernas fracas, meus braços finos e fiquei parado no tempo e no lugar.

  Hoje a vida é um pacote de presente que abro cada dia que posso acordar, não é mais sobre o que tenho ou preciso antes de conseguir olhar, para mim, meus amores, meus medos, pois alguns deles, mesmo em segredo, se ignorados se tornam labirinto, uma pedra e se eu deixo que outros pensem por mim tenho que perdoar e ser grato por qualquer erro que ele cometa em meu lugar, se eu permito alguém a me ensinar a pensar, tenho que me permitir a talvez ser diferente dele e se não consigo tenho que ser grato a ele por tentar.
  
  Mas nem sempre foi assim, minhas limitações transformavam ótimos professores em carrascos cruéis e insensíveis só para não ver que eles tinha um ritmo que eu não podia acompanhar, pessoas solícitas em entrometidas só para eu não aprender a limitar contato, medos se tornaram mestres sábios só para eu não tentar e errar, amores se tornaram pássaros que eu preferia deixar infelizes em gaiolas até morrer e eu chamar essa consequência de azar, e EU era quem eu mais atacava pois de mim mesmo, nunca pude revidar.

  Tantos conceitos sobre DIGNIDADE, tanta coisa atrelada a essa palavra nem tão grande e portadora de tamanha grandeza, mas hoje olho para ela e a vejo no espelho, em meus poucos e justos relacionamentos, em meu estilo de vida e não tenho um conceito "exato" sobre ela, mas percebi uma coisa, para mim, ela é mais uma ideologia e eu a tratava como dogma, que se eu tinha que destruir o meu EU para ter DIGNIDADE algo estava errado, e isso não tem nada com me controlar, escolher combater desejos e gostos tortos que tenho, podar meus instintos quando eles me levam a um comportamento bestial, isso ainda faço e me sinto mais DIGNO de viver assim. 

  DIGNIDADE para mim hoje não tem "uma" direção exata, ela não é uma estrada ou um lugar a chegar, é o combustível que me move, a sombra que torna o lugar onde fico confortável, mas isso depende de meus conceitos sobre conforto, ela pode ser uma poltrona na minha sala, uma planta no meu quarto, é a sensação e não a coisa em si, já que para o que tem frio, o Sol escaldante passa a ser um desejo de conforto. 

  Hoje, não ofereço meus conceitos de DIGNIDADE a ninguém que não os peça, não me preocupo tanto se é grande ou pequeno, não me ofendo com quem descorda e me afasto gentilmente de quem tenta me desviar da minha DIGNIDADE seja lá qual for o nome que ele dá a sua, faço isso gentilmente com um até logo pois amanhã, o que essa pessoa me ofereceu talvez sirva e quero poder voltar de forma DIGNA :)

  

  E é isso pessoas, espero que a leitura tenha sido agradável, muito grato pela atenção e fiquem bem :)

  Não esqueçam de dar uma olhadinha no instagram do Equibrilhando ( clique aqui para visitar ) se gostar me siga, curta, comente, adoro interagir <3 

  O que você tem ressignificado nestes dias difíceis?

  Imagens via: Pixabay




  • Share:

You Might Also Like

16 comentários amáveis

  1. Interessante a ideia de ressignificar palavras, nesses tempos de quarentena tenho pensado muito no conceito de isolament, o que antes era uma opção hoje é uma obrigação com a saúde. Sobre a dignidade entendo que é tudo aquilo que não fere nossos princípios, nossa ética.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho praticado isso com muitas palavras, isolamento é uma das que mudou certamente rs. Ótima forma de ver, de se manter digna :)

      Excluir
  2. Você é uma pessoa que consegue fluir facilmente seus sentimentos em meio às palavras, isso é muito bom ❤ parabéns pelo post tão incrível ❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muuuito feliz e grato pelo elogio meu querido <3 <3 <3 <3 <3

      Excluir
  3. Eu amei a forma como você associou a vida a essa palavra, dando a ela seu próprio significado. É incrível como cada coisinha existente no mundo pode ter um significado totalmente diferente para cada pessoa. Nossas vivências, nossas frustrações e alegrias fazem de nós quem somos, e nos fazem ver as coisas sobre nossas próprias lentes. É incrível ver alguém tornando tudo isso algo bonito, poético <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muito grato pelo elogio <3 Eu tento deixar as coisas mais leves depois que senti os benefícios, tento compartilhar rs, mas já fui averso, alguns paradigmas não permitiam.

      Excluir
  4. Significados de palavras são muito pessoais, acho que cada pessoa associa a algo de acordo com sua experiência de vida. Adorei o jeito que você colocou tudo isso no seu post 🥰

    ResponderExcluir
  5. Conforme crescemos e amadurecemos, muitas coisas se ressignificam por si só. Certamente teremos conceitos que serão diferentes daqueles de outras pessoas e, a menos que isso se torne motivo de violência física ou moral, não há nada de errado nisso. Interessante acompanhar as mudanças pelas quais a significação de dignidade, para você, passou, até chegarmos aos dias de hoje. Belo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo elogio, eu concordo plenamente que errado é ferir, sou muito a favor de que duas pessoas, cada uma com uma ideia, dependendo da conversa, ambos saem com duas :)

      Excluir
  6. Eu gosto de ler dicionários para saber como a palavra se fez e não chamo de rótulo, apenas significado mesmo. E gosto de saber como cada um toma para si esse sentido-significado e usa. Dignidade para mim é o que a vida pressupõe... sempre. Acho que no fim, esse sentido a gente usa da melhor maneira possível.

    ResponderExcluir
  7. "A vida pode ser muita coisa, eu gosto de brincar com as palavras e a vida para mim já foi uma música de letra linda e poética...". Que lindo isso, Dani! Parabéns! Eu também sempre gostei, e sempre me fascinei com essa possibilidade de brincar com as palavras e as emoções que ela nos podem transmitir! Esse (re)ssigficar é o que tenho buscado, sabe? E dignamente! Penso que esse momento tem sido propício a muitas reflexões! Adorando esse espaço aqui! Sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom minha cara, fico muito grato pelo elogio. Fico muito feliz quando percebo que esse cantinho de alguma forma conta positivamente para alguém, ganho o dia ! Que você se encontre em sua busca, da melhor forma possível, que fique bem :)

      Abraços!

      Excluir
  8. Nossa, amei seu blog! Você escreve super bem! Já quero vim aqui mais vezes <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz e grato pelo elogio <3 Esse cantinho é nosso :)

      Excluir