Quarentena 2: TOLERÂNCIA

By Daniel de Castro - abril 08, 2020



  Olá pessoas, beleza? Essa quarentena tem me provado algumas coisas e resolvi relatar algumas. Esse post é sobre uma visão ressignificada sobre TOLERÂNCIA. 

  Primeiramente, é sempre bom lembrar que o dicionário tem significado para tudo, que palavras são rótulos de tanta coisa mas associar as palavras a coisas pede um pouco mais, talvez venha pedir coisas que nem todos tem ou serão capazes de conseguir. 



  Acredito que ao ouvir essa palavra qualquer um associa a TOLERAR algo externo, uma pessoa, uma atitude, um lugar mas, e quanto a nós mesmos? TOLERAR coisas que vem de dentro para sabotar coisas como convivência saudável, tralho, estudo e tantas coisas importantes? Você TOLEROU algo seu hoje?

  Eu vou ilustrar uma situação: Uma pessoa que ama pássaros, odeia se aventurar, não suporta natureza e resolve esse "problema" com gaiolas. Eu vou a casa desta pessoa, digamos que ela seja muito querida para mim, um grande amigo mas eu não suporto a cena.

  OBS: Os posts e qualquer outro material do Dani no Equibrilhando ou outros lugares são mera exposição de ponto de vista :) 

  Seria justo "condicionar", "impor" algo MEU ao que amo ignorando que as condições impostas para um convívio "sadio" deveriam incluir o amado e o que é DELE, talvez me fazer TOLERAR alguns dos meus "limites" até o ponto que julgo necessário para me aproximar DELE?

  Seria o produto desta complexa equação a resposta sobre merecimento que tanto fujo e por não merecer seja o canto do pássaro ou a companhia do amigo, um por não conseguir me expandir em direção a ele e o outro por não conseguir me conter em direção a ele?

  É justo eu dizer para ele que se ele amasse o pássaro (como eu amo) o soltaria e o visitaria ( provavelmente eu consigo ou me locomover aos pássaros que quero ouvir ou suporto não ouvir quando não posso alcança-los) e que POR ISSO EU NÃO O VISITAREI MAIS, ENQUANTO O PÁSSARO ESTIVER LÁ, o obrigando a tomar uma atitude certa (para mim) para não perder minha visita (que na verdade é o que eu quero muito fazer)? 
  
  É justo ele me dizer que se ele é tão importante para mim (e é) eu deveria TOLERAR o pássaro preso (que para ele é normal, já que ele cuida tão bem ...) caso contrário EU NÃO SEREI MAIS BEM VINDO, me obrigando a ver uma cena (o pássaro preso) INTOLERÁVEL para não perder sua companhia (indispensável para mim)?

  Vamos brincar um pouco com as palavras, amor e mágoa são tão próximos quando afastam ou unem, se perco ou nego amor, se magoo ou fui magoado, nem todos enxergam quando algo importante morreu, se perdeu, afinal nem eu, se não encontro o que busco mas aceito e consigo ver o que mereço, sinto amor com o que me serve, até ouvir cobranças e regras que não são minhas e me esqueço.

  Motivos todos tem para quase tudo, desculpas escorrem pelas bocas e nem sempre justificam as consequências, a vida ensina e pune? Eu entendi punição em ensinamento? Vi ensinamento em mero acontecimento? Com amor e resiliência, creio que um dia aprendo essa complexa ciência, até lá a TOLERO grato por poder recomeçar tudo que consiga delinear, aceite me perder em busca do que me é justo e não só predileto, e como nada é meu, sempre disposto a pedir não mais do que eu possa doar.

  Cada amor que encontro pode ser de outro, alguém pode ter perdido ou desfeito por engano, valorizado ou não amor é algo que não desfazemos fácil, talvez por isso todos que querem vender uma história o coloquem em seu prefácio, mas como não comprar terror chamando de romance? Hoje acho que errando e tentando, faria mais apostas mas nem sempre tenho o lance, ou apenas vejo arriscado tentar e espero a próxima, talvez mude de ideia quando não tiver mais uma segunda chance.

  E ae Dani, você toleraria o pássaro preso pela companhia do amigo? Não sei, esses dias (antes da quarentena) fui a um estabelecimento onde tem um lindo pássaro com um lindo canto, ele faz isso para todos que adentram o estabelecimento, é lido, magnífico e sou amante de pássaros livres, mas entendo que não possuo direito de soltar aquele magnífico animal e meu amor por isso, liberdade, tem um tom, um peso, um gosto que é meu e sempre que esse peso é maior eu me movo para lá ou para cá, nem sempre isso é TOLERÁVEL, mas o canto é magnífico e o animal é tão fofo que quase esqueço alguns conceitos apenas admirando, talvez para o "dono" do pássaro, que esta "regularizado" a beleza de seu canto tenha mais peso do que a beleza da liberdade, o amor pelo animal esteja morando em não deixar que nada "básico" o falte, água, comida ... seu conhecimento, sua necessidade, a mim só resta TOLERAR ou não.

  Quantas vezes fazemos o mesmo? Aprisiono pessoas e coisas dando tudo o que "legalmente" é necessário, mas um básico crucial, talvez ainda não perceptível para mim falta e não TOLERO a ingratidão de a quela coisa ou pessoa não me "valorizar" pois dou tudo o que "legalmente" ela precisa, menos o detalhe crucial a ela, que quase sempre, certamente poderia TOLERAR.  

  Acredito que tenho uma lista de pessoas que me fariam TOLERAR a injustiça com o pássaro para não perder a companhia, outras onde a injustiça com o pássaro seriam uma desculpa útil para não visitar, mas uma coisa eu não faço mais, ME OFERECER COMO MOTIVO PARA ALGUÉM TOLERAR ALGO, e por isso tenho ficado menos vulnerável as tentativas, cobro menos dos outros e me sinto mais TOLERANTE.

  TOLERÂNCIA hoje habita em aceitar cada passo não dado que preciso dar rumo a um limite e não posso, conversando comigo, avaliando o que tenho a perder e ganhar, colocando o máximo de envolvidos e suas importâncias para não confundir respeito com acomodação, TOLERAR hoje é o ato que mais me aproxima da paz. 

  TOLERÂNCIA hoje sai muito menos de mim, TOLERO menos os outros pois vejo neles muito de mim, seus erros e abusos, sempre tem algo parecido que eu já tenha feito, ainda faça ou tenha grande potencial para fazer e qual a história deles? O que carregam em seu peito, sua mente? TOLERANDO o que eles fazem entendo um pouco mais de TOLERAR, pode ser apenas diferença, cada três que eu precisava tolerar ontem são dois hoje e espero que seja um amanhã e o motivo? Sabendo onde ficam meus limites e os expandindo diariamente com amor e autoconhecimento me permito "ceder terreno" quase que automaticamente, continuo tolerando, mas vai ficando tão natural que nem conto tanto( pessoas, esse é o alvo, to caminhando bem devagar e ainda tolero muitos, não por eles, mas por mim, ainda tenho muuuuitas limitações não resolvidas rs), você lembra quantas vezes respirou hoje? 

  É natural e faz bem, e com o tempo percebo que TOLERAR também faz bem, mas para isso tenho que eliminar alguns "ovos de cuco" que não deixam o ato de TOLERAR ser natural, coisas que cresci acreditando e que só me destroem, geralmente quem as colocou não queria meu mal, apenas não compartilhavam dos mesmos conceitos sobre bem e esse dilema cabe a mim resolver, sem culpados ou mágoa (nem sempre é possível, mas sempre tento) focando em ficar bem :)

  Hoje, a parte mais "perigosa" para mim tem sido TOLERAR a ignorância, sempre supondo que eu possa estar "supervalorizando algo" ou estar "do lado errado da coisa sendo EU o ignorante", mas defendendo meu direito de adotar uma postura até o ponto TOLERÁVEL para o máximo de indivíduos envolvidos, pois quase sempre que esbarro com algo que não TOLERO, o tanto dela que habita em mim costuma vir a tona descompensadamente e minha ignorância é terrível quando sai dos meus domínios internos ou quando sisma de se disfarçar de luta por coisas que não controlo nem em mim, hoje tento combater a minha antes de qualquer outra, é difícil, erro muito na busca, mas TOLERO os erros e os vejo como parte do aprendizado.

  E é isso pessoas, espero que o texto tenha sido TOLERÁVEL (rs, perco o amigo mas não a piada rs), espero que a leitura tenha sido agradável, não esqueçam de visitar o instragram do Equibrilhando, no IGTV tem alguns vídeos onde falo um pouco sobre coisas que curto, caso gostem sigam, compartilhem, fico muito feliz com as visitas e comentários, serão todos muito bem vindos. :)

  Que vocês encontrem a melhor forma para passar por esses dias de quarentena, podendo ou não fazer, que todos fiquem bem :) 

  Imagens via: Pixabay
   
  

  • Share:

You Might Also Like

8 comentários amáveis

  1. Olha, atualmente está meio difícil de tolerar certos comportamentos e atitudes, pois a maioria fica explícito que é imaturidade e infantilidade por parte das pessoas e não consigo tolerar. Mas seria muito bom se eu tivesse um pouco dessa qualidade. Tolerância e paciência são dois fatores que estão cada vez mais escassos em mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso é algo que muitos de nós, principalmente os mais perceptivos realmente acaba perdendo rapidamente, eu tive que tratar pois as consequências estavam ficando muito evidentes rs.

      Excluir
  2. Oi, Dani
    O seu texto é interessante, principalmente, a sua metáfora com o pássaro, até porque a tolerância também tem a ver com a nossa liberdade. Daí, a metáfora fica excelente. Acho eu que o tolerável depende do ponto de vista: o que é suportável pra mim é diferente do que é pra você. Mas, acredito que a tolerância deva ir na medida em que você aguenta pra não se quebrar. O direito do outro acaba quando começa o seu, e vice-versa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho da visão, e esse ponto de vista cada um encontra o seu, nem sempre é fácil, mas extremamente necessário.

      Excluir
  3. Concordo, também acho que a tolerância e a paz caminham muito próximas, saber ceder um pouco tentando enxergar com paciência todos os lados de uma questão é um ato de maturidade. Para mim, muitas vezes a intolerância pode ser associada a infantilidade.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu concordo com você as pessoas estão precisando tolerar mais as atitudes uns dos outros, estamos passando por um momento difícil no país e ainda tem muitas pessoas que não tem maturidade para lidar com essas questões, por isso, ficam expalhando fake news pelas redes sociais mas, se formos levar todas essa atitudes infantis ao pé da letra, nós ficaremos cada dia mais doentes e estressados com a vida. Precisamo espalhar mais amor, leveza e tolerância nesses dias ruins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, e espero que com vc também.Concordo, mas infelizmente para muitos é difícil achar amor, só conhecem dor e até quem tenta ajudar acaba atacado, nessa hora opto pela distância segura sempre que possível.

      Excluir