As palavras que todo ser deveria ouvir ...

By Daniel de Castro - janeiro 11, 2021

 



  Olá pessoas, beleza? Esses dias, afetado por um problema, escutei a música " Dear Daughter " da banda "Halestorm" (clique no nome da música para ver o clipe, uma boa tradução? Clique aqui ) e isso me quebrou no meio! Me jogou às lágrimas e reflexões sobre alguns seres que vem ao mundo sem nada, sem ter com quem contar e muitas perguntas martelaram minha mente.

   Não quero mais deixar medo ou revolta me guiarem, quero pensar e ter o amor e esperança como norte, sinto que cada vez que passei muito tempo na revolta, mágoa ou tristeza, fui me "deformando", perdendo coisas que, muitas delas parecem não conseguir mais voltar e quando voltam, estão diferentes, não quero mais isso, embora aceite que sou uma pedra na beira da praia lutando para não se deformar com as ondas sabe?

  Sinto que essa coisa de resiliência é algo muito especial, que poucos de nós "desperta esse potencial", parece que a maioria de nós precisa de alguém para nos guiar, de algo para acreditar, para temer, para seguir.

  Me emociono quando vejo um exemplo de "criança dente de leão" sabe? Crianças que nascem com tudo contra, sem ter com quem contar e se tornam belas surpresas, seres que vão inspirar, alegrar, trazer razão e beleza para os que às perceberem, às vejo como valiosos portais para sair da revolta, dão esperança e fazem a fá na humanidade se regenerar.

  Cansei de focar em exemplos ruins, eu preciso acreditar, tenho que lutar para me manter longe das energias que drenam o amor e a esperança, e para quem está paralisado ante medo ou traumas, revolta pode ser um combustível poderoso, mas tem uma "combustão incontrolável", vivi pequenos momentos e percebi muitas vidas literalmente se perderem por não conseguir parar, ódio e revolta são extremamente viciantes e como toda "boa droga", tem muita gente explorando esse mercado.

  Já esteve com um ser que veio ao mundo sem apoio? Já olhou nos olhos de um bebê que veio de pais complicados? De um lar sem nada e incluo o que não pode ser pago sabe? Amor, respeito, dedicação ... alguns de nós vem ao mundo sem isso, mas ainda me permito crer que tudo tem um motivo e que minha ignorância sobre o assunto vai me guiar à um julgamento raso e cruel, me apegando mais a raiva de minha impotência de fazer algo ou de conseguir fazer meu pouco, transferindo isso a ataques que não só não ajudam como desviam a atenção de qualquer possível solução.

  Tento não permitir que tristeza e raiva me ceguem e deixem qualquer 1% de melhora ou até não piorar situações serem substituídas por palavra ou ações desesperadas que possam piorar o que já está ruim, mas percebo que isso é mais fácil fazer em grupo, por sorte tenho uma dupla forte me ajudando, sei que não são todos que encontram pessoas para confiar e isso é triste, mas também sei que alguns de nós encontra em si o necessário para isso.

  Hoje, faço o que posso, perdoo o que posso, a coisa é não deixar me paralisar nem afugentar, só parar se for necessário mesmo, tentar fugir só se for inteligente que se faça, acho que no mundo tem tanta gente "boa" quanto "ruim", mas os "ruins" fazem mais barulho e como em minha humilde e rasa opinião, como a grande maioria de nós é "volúvel" ( gente, bom, ruim, volúvel ... com o mais puro sentido da palavra, apenas posicionando lados opostos, ciente que o meu bom pode ser o seu ruim, o volúvel é por perceber muita gente perdida, seguindo os barulhos ou fugindo deles, de alguma forma todos sendo guiados) muita gente segue o que não deveria só para não ficar isento ou parado.

  Exponho meus motivos à quem acho viável, peço ajuda mas sempre tentando não "jogar uma obrigação" ao outro, tentando não pintar uma "causa justa" de "irrecusável", pois se arrepender de algo que acreditava ensina, mas se arrepender de algo que "nos fizeram seguir" ( mesmo hoje crendo que no fundo ninguém obriga ninguém a quase nada) pode ser a porta de entrada para o vício na revolta, no ódio e na falta de esperança.

  Essa música me fez pensar em cada ser que não se vê único, que talvez esteja se "deformando" para agradar algo ou alguém que não vai se satisfazer " só por isso" e quero deixar bem claro, cada um deveria ser o direito de fazer seus sacrifícios mas, quando isso envolve diretamente terceiro e principalmente indefesos, aí a coisa muda. Acho que um pai, mãe, esposa ou marido não deveria nunca se ver como "dono" de outro ser, tutor, amigo, defensor ... muita coisa, mas dono não! Somos seres vivos e com exceção dos "indefesos", seria legal exercitar o direito de escolher, sem esquecer que erros são degraus necessários, que para muitos de nós é melhor ter um ombro onde chorar do que um "chefe perfeito à temer".

  No fim, creio que todo ser deveria ouvir um eu te amo, você é importante para mim, você vai conseguir, te perdoo, isso vai passar, obrigado ... muitas palavras podem como magia levantar um ser caído, curar e dar propósito, que todo ser em algum momento aprenda a sobreviver principalmente quando não puder ouvir de outros, que todos encontrem seu norte e possam se perder em suas buscas sem destruir a dos outros, que todos encontrem seus motivos sem ter que usar pessoas como tais, que possamos aprender a propor antes de cobra e que a leveza nos guie :) 

imagens via : Pixabay

  • Share:

You Might Also Like

3 comentários amáveis

  1. Oi, Daniel! Tudo bem??? Quanto tempo!! Olhe, primeiramente, gosto bastante de Halestorm! Conheci através de um amigo que ouviu uma música, lembrou-se de mim e me enviou. Outro ponto é que concordo que "...todo ser deveria ouvir um eu te amo, você é importante para mim, você vai conseguir, te perdoo, isso vai passar, obrigado ... '. Eu sou muito assim e às vezes choco quando falo essas coisas. O que sinto não gosto de guardar pra mim. As pessoas se espantam. Dureza da vida, vai saber!
    Feliz 2021!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Daniel!
    Acho que todas as suas palavras da para resumir oque é a Vida... É uma pedra que se forma ao mesmo tempo que vai deformando... Parece que as vezes acontece TUDO ao mesmo tempo e na maioria das vezes estamos na inércia da vida parecendo que a nossa existência é o peso na Terra...
    Adorei o seu texto.

    Ps: Eu estou ouvindo a musica....

    ResponderExcluir
  3. As palavras tem poder!!! Elas te levantam mas, também são capazes de te derrubar, de te destruir...
    Concordo que todos deveriam ouvir "eu te amo", "você não esta sozinho", mas, para ouvir essas palavras também é necessário falar...
    Abraços

    ResponderExcluir