Eu só queria ter certeza ...

By Daniel de Castro - janeiro 16, 2021

 



  Olá pessoas, beleza? É, tem horas na vida que nossa fé é testada. Eu não vejo isso como um "jogo" de troca de acusações e cobranças com Deus e o Universo, não mais, acho que tudo que acontece tem um significado, um propósito mas que nem sempre estou( ou era para estar) envolvido ou preparado para interpretar algumas coisas, reconhecer coisas que possam ser a "pecinha" que falta para completar o quebra-cabeça. 

  Uma pessoa querida que se afasta hoje pode ser apenas dor, mas amanhã, mais maduros podemos ver que talvez o melhor possa ter acontecido, mesmo aparentemente sendo pior para alguém, creio que Deus não dá a ninguém um fardo tão pesado que não consiga carregar e pensar assim me faz ter respeito aos que mais sofrem, os vejo como pessoas muito fortes que vem para fazer uma "prova" mais difícil, mas é claro que alguns de nós carrega fardos que nós mesmos escolhemos de alguma forma, creio tanto em Deus como no livre arbítrio.

  A dúvida é o ferrugem da fé em muitas situações, um cupim roendo a esperança mas, cada um encontra motivos se com muito esforço aprender a encontrar motivos, eles muitas vezes estão em  pessoas, lugares ou atitudes, mas hoje sei que eles não estão no meu medo, na minha razão nem nos meus rasos e cruéis julgamentos.

  Tem horas que só resta esperar, e corroído por essa coisa esmagando a garganta e queimando o peito, me veio esse bando de palavras.



Eu só queria ter certeza ...
Alguns esforços parecem sempre em vão
Esse monte de "eu devia" roubam minha leveza
Espero que sua luz te livre de qualquer escuridão

Eu só queria ter certeza ...
Sentir o que sentia só mais uma vez e escolher 
Que sua "fofura" compense sua falta de destreza 
É inevitável te amparar, só para agradecer 

Eu só queria ter certeza ...
Alguns anjos vem ao mundo para mudar o que nem percebemos
Nos lembrar do que já fomos, nossa real natureza 
Nos fazer valorizar, pensar melhor no que ainda não perdemos

Eu só queria ter certeza ...
Que minhas suposições estão erradas
Que todos a sua volta te protegerão com gentileza
Que você está vivendo um belo conto de fadas

Eu só queria ter certeza ...
Que um dia vou saber
Que não perdeu a leveza
Que um dia vou te ver

Eu só queria ter certeza ...
Que o melhor te encontrou
Que essa dor é só minha moleza
Que um herói te salvou

Certeza por hora não me cabe
Oro e choro, desejo e imploro desesperado
Que você esteja bem mesmo que essa dúvida nunca acabe
Que eu nunca esqueça e que quem puder aproveite ...
                                       ...  o quão é bom estar ao teu lado 

  Certa vez, escutei ou li uma frase que sempre me apego em meio a dúvidas: "Que  Deus nos dê força para mudar o que podemos, resistência para aguentar o que não podemos mudar e sabedoria para separa uma da outra". 

  Que o melhor sempre aconteça mesmo quando não pudermos entender, que sempre haja espaço para um sorriso num rosto que chora, uma lembrança boa na mente preocupada, uma luz de esperança para cada alma perdida na escuridão das incertezas, a vida é bela e que cada um consiga encontrar seus motivos sem ter que dar justificativas, que o amor nos guie quando a razão falhar :) 

Imagens: Pixabay 


  • Share:

You Might Also Like

4 comentários amáveis

  1. Nossa, que profundo! E é isso mesmo, embora não saibamos o porquê daquela dor em determinado momento, ela tem que acontecer e por algum motivo. É a velha história: a tempestade vem para que o dia seguinte tenha sol (ou algo assim ^^')
    Parabéns pelo post e pelo poema.
    Abraços e ótimo final de semana.
    https://lendocomosgatos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Algo que faz parte da minha personalidade é certa necessidade de ter certeza das coisas. Gosto de manter as coisas sob controle e isso traz junto querer ter certeza de ter feito as melhores escolhas, de ter tomado a decisão certa. Claro que isso é impossível, e esse querer ter certeza pode ser muito doloroso.
    Achei interessante a relação que você traçou entre certeza e fé. Me fez pensar que eu nunca me encaixei ou me identifiquei ao longo da vida com nenhuma religião pela falta de certeza, talvez derivada da falta de confiança nas instituições e dogmas. Mas acho que a fé é algo intrínseco do ser humano e eu só consegui restaurar a minha quando comecei a viver a espiritualidade à minha maneira. No final das contas acho que eu buscava externamente uma certeza que só poderia encontrar em mim mesma. Maravilhoso esse seu texto que me proporcionou essa reflexão, obrigada por isso.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma pessoa muito insegura. Já fui pior, mas estou trabalhando essa insegurança e isso está me fazendo bem. Precisamos ter certeza das coisas que fazemos e dos planos traçados em nossas vidas, pois só assim os mesmos irão acontecer com sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho andado muito desanimada com a vida ultimamente, tantas pessoas boas e queridas morrendo descontroladamente, um governante que não se importa com a saúde do seu povo, uma doença que assombra nossas vidas e leva embora as pessoas que mais amamos sem podermos nos despedir, tudo isso me lembra que não temos controle de nada, mesmo quando achamos que sim. Fiquei a maior parte de 2020 triste, desanimada e desempregada! Nunca pensei que iria passar tantas privações como passei, espero que 2021 traga coisas boas para nós, independente de qual religião seguimos.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir