Que a leveza prevaleça.

By Daniel de Castro - janeiro 05, 2021

 


  Olá pessoas, beleza? Como é bom conseguir buscar por leveza quando a coisa fica pesada ... e digo isso sem a menor pretensão de "exibir uma capacidade" ou "me gabar" de algo, é uma comemoração de finalmente começar a conseguir, com mais constância, respirar fundo, lembrar das coisas que escolhi e ser menos reativo. Sei que isso só é possível por uma conjunção de fatores externos e internos, de campos variados, de busca e esforço e de coisas que nem conseguiria explicar.


  O fato é que já fui muito de "morrer de véspera", o cara que "pira" antes de todos e sempre acaba sendo chato. Isso durante muitos anos foi algo que me afagava, eu me via como o "mais responsável em um mundo de irresponsáveis" quando hoje, percebo que era apenas chato rs. 
 
  Como assim chato? Bom, a vida vai moldando mais coisas do que gostaríamos, que percebemos e nesse jogo de enverga ou quebra, quebramos e nem sempre temos tempo ou condições de nos regenerar. Ou passamos a quebrar os outros só para não ter que envergar, isso vai afastando de coisas nossas que, muitas são até necessárias mas não farão tanta falta, já outras ... podem cobrar preços impagáveis, ou nos jogar em eternas prestações de "penitência parcelada". 

  Aí cada um tem sua história, sua experiência, seu orgulho e sua vergonha, nem sempre existe um certo ou um errado, mas sempre tem os juízes, os juris e muitas vezes dentro de nossas mentes e corações, aquele aperto que dá quando temos ou não temos que fazer algo que iremos ou não fazer, contra a vontade, a necessidade, a capacidade ... certa vez ouvi ou li que, quando a pressão nos faz "explodir", voa o que temos dentro para tudo que é lado, nem sempre (hoje eu diria quase nunca ou 99% dos casos) podemos "mirar os alvos".

  Desde então passei a me preocupar com as coisas que eu "suprimia" e que, saíam como verdadeiras pedradas em pessoas, muitas que nada tinham com aquilo, muitas que levariam feridas e traumas para suas vidas. Nessa época, percebi que me faltava leveza, ficou evidente, para um ser que não acredita muito em acaso, creio mais em despreparo de interpretação rs, coisa minha sabe, o quão importante algumas pessoas se fizeram em minha caminhada, e nesse assunto a minha linda e companheira Mari é minha grande mestra.

  Pessoa de sorriso solto, alma leve, que apanhou muito e nunca percebi uma necessidade de revide, sempre disposta a perdoar, com ela percebi a força de quem é leve, como a água, desviando e se moldando, escorrendo inevitavelmente quando necessário, ignorando coisas para não quebrar ... ela me ensinou a desviar, a tolerar, a amar de uma forma que não conhecia. 

  Ela é única e sei que nunca serei como ela, ela é muito boa em ser livre e leve, mesmo aparentemente não sendo, é necessário um convivo diário e atencioso para perceber coisas nas pessoas mais leves, é como os paladares mais sutis, uma língua acostumada a pimenta nunca perceberá a delícia de alguns sabores e chamarão de mentirosos todos que descrevam as sensações que eles, os mais "calejados", por mais que queiram ou até necessitem, poderão conhecer.

  Perceber isso sobre minha esposa abriu um novo olhar para muitas outras coisas, e com quantas pessoas eu não terei um convívio estreito o suficiente para uma adaptação e interpretação digna ou ao menos respeitosa? Somos acostumados a tantos rótulos superficiais e, o mundo vai ficando com menos cores, melhor ter "azul" do que 50 tons de azul certo? Mas cores não se importam, já pessoas ...

  A leveza que finalmente encontro é justamente em generalizar menos as coisas, pessoas e acontecimentos, hoje percebo que cada um tem sua individualidade, que não tenho o direito de rotular nem julgar com base em minhas percepções, porém, tenho o direito de me afastar ou aproximar de coisas ou pessoas que perceba similar ao que me agrada ou ao que busco, mas a tão comum expectativa cada vez menos se intromete nas coisas.

  Hoje acordo e percebo que meus primeiros minutos são muito importantes para o resto do dia, tento me afastar de coisas e pessoas pesadas nesse primeiro instante, me espreguiço lentamente respeitando cada articulação, respiro fundo, agradeço por ainda poder levantar, gosto de tomar um banho quente ( claro que dentro do possível SG-RJ sabe como é né rs) bem relaxante, gosto de olhar alguns minutos para uma árvore que tem bem na frente da minha varanda, tem sempre algum pássaro dando uma palinha lá, bebo um bom gole de água e agradeço por ter água já que em nosso país muita gente não tem, agradeço pelas coisas que tenho, nesses primeiro minutos gosto de lembrar de coisas que não me faltam, de pessoas que ainda posso ver ou falar, agradeço, agradeço e só então me permito pensar nas coisas que tenho que fazer e ainda não consigo.

  Sei que nem todos tem essas coisas, sei que muitos não se contentariam com elas, o fato é que aprendi a usar esses momentos e me pânico diminui, minas fobias parecem ir se ajeitando e o medo começa a mostrar uns limites que à muito eu não percebia. Sei que isso é meu hoje, amanhã posso voltar a pontos que já estive ou chegar aos pontos que desejo, também cogito ir a pontos desconhecido, mas sei que se dou meu melhor, e percebo que isso começa me respeitando, não terei o que me arrepender, lamentarei muito pouco, só ate encontra outras coisas que me tragam essas sensações.

  Essa leveza que tento descrever aqui pode parecer utópica, eu sou um que certamente lendo isso à uns 5 ou 6 anos atrás estaria duvidando, mas hoje estou aqui e quero viver isso, sinto algumas feridas regenerando, alguns vilões se tornando meros coadjuvantes e outros até mestres, o fato é que hoje percebo que TUDO que me aconteceu foi por EU ter de alguma forma permitido, e que mais leve e sem coisas "pesadas" dentro, quando estouro não voa nada muito "pesado" em ninguém e nessa hora me liberto do "dilema do ouriço".

  Perto ou longe mesmo perto ou longe hoje aceito melhor idas e vindas, talvez a minha nova experiência com a leveza tenha me mostrado uma alegria que me basta até se só nos olhos de quem amo, por sorte ainda não tive que colocar em prática essa nova "conduta" mas, deixando ela bem clara, me sinto mais livre e leve, até para me perdoar em possíveis falhas, e assim a caminhada fica mais agradável para todos :) 

imagens via: Pixabay 

  • Share:

You Might Also Like

5 comentários amáveis

  1. Nossa Daniel, que bom que conseguiu dar a volta e estar sentindo-se mais leve. Tenha certeza que daqui para frente, tudo irá melhorar muito e mantenha-se nesse ponto de equilíbrio para somente ter progresso em sua vida. Tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse trecho aqui me descreveu: eu me via como o "mais responsável em um mundo de irresponsáveis". Eu me sentia assim, mas não exteriorizava, guardava pra mim. E se por um lado era bom porque ninguém me achava "chata", por outro era ruim porque tudo ia se acumulando dentro de mim. Já me culpei por ser assim, mas hoje eu entendo que é uma consequência do meu transtorno de ansiedade, que me traz a sensação de que tudo pode dar errado e daí vem o excesso de preocupação e responsabilidade. Admito que ainda sou um pouco assim, mas hoje eu vejo que não adianta eu querer mudar isso a força porque é um sintoma da ansiedade, então eu preciso é lidar com a ansiedade em si. E o meu objetivo é justamente alcançar essa leveza que você descreveu.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa questão da leveza. Muitas vezes eu me vi dessa forma "A mais responsável num mundo de irresponsáveis". Ocorre que nem sempre sou tão responsável, algumas vezes só ansiosa mesmo. E isso me frustrava bastante. Tenho tentado trabalhar isso em mim nos últimos anos.

    Abraços! E um 2021 leve para todos!

    ResponderExcluir
  4. Nesse dois mil e vinte que passou mas ainda está por aqui (em mim) confesso que foi difícil encontrar leveza nas coisas. Me irritava com o que não podia controlar, mas que era tão simples. Parecia que as pessoas a minha volta viviam em uma realidade alternativa-paralela.
    Enfim, sobrevivi, mas falhei na tentativa de leveza porque viver num mundo de irresponsáveis não é nada fácil e nem sempre dá para ignorar porque nos coloca em riscos desnecessários. mas sigo tentando, viu?
    Bom tê-lo de volta.

    ResponderExcluir
  5. Encontrar a leveza é importante, e eu diria que essencial, apesar de os momentos de caos também terem sua importância – sem acontecer sempre, claro. Amei ver que você está encontrando um caminho que seja bom para você, isso é demais!

    ResponderExcluir