Solidão ou solitude?

By Daniel de Castro - janeiro 03, 2021

   Olá pessoas, blz? Solidão ... solitude ... mas não são a mesma coisa? Bom, segundo alguém que definiu assim, solitude é uma solidão opcional, consciente e solidão um lugar onde se é jogado para pagar por algo ... dramático não? Rs, talvez, um resumo cruel de um ponto de vista raso sobre algo que tem formas e formas de se interpretar, julgar, sentir e até se libertar. Talvez solidão seja uma condição como aquela musica de "O Rapa", " as grades do condomínio são pra trazer proteção ... mas também trazem a dúvida se é você está nessa priiiiiisão ...".


  É possível transformar solidão em solitude? Tipo, reconhecendo que merece o um e não o dois ou mais e aceitando? Isso te daria uma chave para não ser atormentado em uma condição merecida? 

  É possível transformar solitude em solidão? Tipo, não olhando para dentro e percebendo a auto suficiência, amor próprio e buscando nos outros o que acha que merece?

  Ok, mas definições rasas, mas sempre pensei sobre isso até por ser alguém de "poucos amigos", "monogâmico", por saber que solidão ou solitude vão fazer parte de minha caminhada mais vezes do que eu gostaria, e então, lá vem mais um bando de palavras.



  
O silêncio que caço para ler é o mesmo que fujo para não pensar?
A terra que suja o sapato é a mesma que faltou no desnível do meu quintal?
Medir a porção certa para não sobrar ou faltar é julgar?
Proporções são medidas cruéis em geral?

Essa estrada solitária que buscam e eu fujo está mal sinalizada
Quem chega aqui sempre esquece o caminho
Mas já busquei o que fugiam e disso dei boas risadas
Caos ou cotidiano, meu gigante, seu moinho

Não quero mais me desfaço, simples assim?
E quando sou ingrato, cruel e insensato?
Quem me julga define aquilo que faço ao fim?
Mas decidir não é obedecer a um julgamento feito por mim de fato?

A liberdade de escolher me aprisionar não tem valor?
Escravos de suas vontades não seriam prisioneiros?
Devo julgar o que não queria se despir morreu de calor?
Falhou o que não se rendeu ao acaso e que fiel a sua busca ainda está solteiro?

Buscas, metas, missões ... muitas músicas, poucas canções
A vida passa e nós também e não quero apenas esperar minha ou sua vez
Quero me jogar de peito aberto, nos acasos e nas decisões
Creio em muitas coisas e busco outras tantas ...
                                      ... mas até que me provem o contrário, só se vive uma vez

imagens via: Pixabay
                                  

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários amáveis